domingo, 20 de março de 2011

Módulo 04 - Relações Interpessoais: Abordagem psicológica.

Reflexão Final do Módulo 4
Ao desenvolver esse módulo, vi que a psicologia é muito importante em nosso dia-a-dia. Esse curso veio trazer uma nova psicologia na vida de cada cursista com uma nova tecnologia. Tem o objetivo de apresentar ao cursista construções teóricas sobe aspectos do desenvolvimento psicológico que permitam uma reflexão sobre a importância do papel da escola e de todos envolvidos na construção da cidadania.

Maria Alves dos Santos
Alimentação 

sábado, 19 de março de 2011

MÓDULO 4 RELAÇÕES INTERPESSOAIS: ABORDAGEM PSICOLÓGICA

Neste módulo vimos que através da psicologia é possível compreender a amplitude das ações e comportamentos humanos. Em se tratando de educação, percebemos que todos nós sabemos um pouco de Psicologia, o que faz com que tenhamos uma base para discussão: Educação refere-se como chegar a um nível de cultura e entendimento por parte dos alunos.
Podemos ver que a psicologia se aplica em todos os momentos da vida e das formas em que nos expressamos. Nas escolas, através da psicologia, o professor pode entender e atender melhor as necessidades dos alunos. Na educação familiar, os pais podem entender melhor às necessidades dos filhos.
Este módulo foi muito importante nos apresentando construções teóricos sobre o desenvolvimento psicológico, nos permitindo uma reflexão sobre a importância do papel da escola e de todos os envolvidos na construção da cidadania e como refletir o trabalho da escola na formação do sujeito.
Conhecemos a diferença ente sendo comum e conhecimento científico, a relação entre desenvolvimento e aprendizagem. Fizemos alguns testes de psicologia, podendo descobrir o porquê agimos de determinada forma.
Não posso esquecer de relatar no final desse módulo da palestra da Profª. e Mestra Otacília sobre motivação, foi muito boa, onde podemos perceber que devemos colocar amor em tudo que fazemos, desta maneira tudo vai parecer melhor e com muito mais brilho.


Publicado por: Creuza Gonçalves Barroso
Curso Técnico em Secretaria Escolar.