sábado, 16 de julho de 2011

MÓDULO 8 PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Este memorial refere-se ao oitavo módulo estudado do curso técnico de formação para os funcionários da educação (Profuncionário), cujo tema em questão foi “Produção Textual na Educação Escolar”, parte integrante da área de formação técnica.
Em linhas gerais, pode-se dizer que o referido módulo proporcionou ler, compreender e produzir diversos textos e documentos do cotidiano escolar com mais autonomia e em diferentes linguagens. Estudamos maneiras de desenvolver uma leitura mais crítica, o que considero muito enriquecedor.
Um aspecto importante a ressaltar é a questão da coesão e coerência dos textos, especialmente aqueles que vamos elaborar. É preciso que as frases e os parágrafos estejam conexos, aumentando o grau de compreensão do leitor.
Estudamos o texto como uma forma de registro das experiências pessoais. Se hoje, temos tantas informações dos povos antigos e das primeiras civilizações, devemos isso aos textos e / ou aos diferentes tipos de linguagens, como os desenhos, por exemplo, que ficaram “gravados”, registrando uma memória.
Neste módulo trabalhamos a música “O Caderno”, com o Padre Fábio de Mello, sendo realizado um quebra-cabeça da mesma. Esta tarefa foi muito prazerosa de se trabalhar.
Fizemos ainda, uma atividade física com o Professor de Educação Física Leandro Caliza, foi muito bom a interação entre os estudantes nesta atividade.
Tivemos que exercitar nossa capacidade de criação na elaboração de propagandas, textos e poemas.
Enfim, posso relatar que o módulo oitavo, como um todo, foi de imensa importância, pois por meio dele, nós, funcionários (especialmente os que estão atuando nas secretarias das escolas), obtivemos uma soma de saberes à nossa prática diária.


Publicado por: Creuza Gonçalves Barroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário