sábado, 27 de agosto de 2011

MÓDULO 9 DIREITO ADMINISTRATIVO E DO TRABALHO.

Nesse módulo, tratamos de forma mais aprofundada de questões referentes ao direito administrativo e do trabalho, conteúdos fundamentalmente necessários não somente para todos os funcionários da escola, como também para todo cidadão.
De início fizemos uma breve reflexão, trabalhando após sobre cada um de nós, o que somos e o que pretendemos ser.
Nossa tutora nos fez usar a memória com o jogo Sudoku.
Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica. Apesar de ser bastante simples, é divertido e viciante. Basta completar cada linha, coluna e quadrado 3x3 com números de 1 a 9. Não há nenhum tipo de matemática envolvida.
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O módulo 9 foi enriquecedor. Tivemos uma palestra muito interessante com a  advogada Vanessa de Lima Campos, que nos esclareceu diversas questões sobre o direito administrativo e do trabalho, dando destaque ao servidor público, que nos era de interesse maior. A advogada contextualizou as normas jurídicas e nos orientou sobre as distinções destas e de outras normas sociais. Mencionou ainda as fontes de Direito e aspectos de sua historicidade.
Transmitiu-nos conteúdos importantes, tais como: o Direito Administrativo, o Trabalhista e o Constitucional, sendo este último a garantia de todos os outros. Considero-os fundamentais para nossa formação profissional, pois, enquanto profissionais da educação, é essencial termos conhecimentos jurídicos, afinal, participaremos efetivamente da sociedade se, e somente se, soubermos quais são os nossos direitos e até onde eles chegam.
Foi explanado, durante tal palestra sobre a Cidadania: Direitos e Deveres do Cidadão, como a escola pode contribuir com a cidadania.
Foram relatados os conceitos fundamentais do direito, como: o direito e as normas sociais; a norma jurídica; as fontes do Direito; as vertentes do Direito; além das questões ideológicas nele implícitas. Outros fatores importantes desta palestra referem-se ao Direito relacionado às questões trabalhistas, às necessidades humanas, às formas de produção e às formas de propagação do consumo. Refletimos sobre as maneiras de alienação do proletariado, frequentemente os menos favorecidos, em torno da produção da necessidade do consumo e de que forma tenta-se, por meio da Constituição Federal, trazer a dignidade e a cidadania para o trabalhador brasileiro.
Contudo, finalizo esse memorial firmando, mais uma vez, que o módulo foi realmente enriquecedor. Aprendi muito e tenho certeza de que minha atuação como profissional da educação, a partir de então, será baseada em um novo olhar, mais atento para as questões jurídicas que envolvem meu cotidiano.


Publicado por: Creuza Gonçalves Barroso.

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