sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

PAULO FREIRE


"Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção. Encarná-la, diminuindo assim a distância entre o que dizemos e o que fazemos."
Paulo Freire

domingo, 6 de novembro de 2011

Modulo 13 - Equipamentos Hidraúlicos Sanitários


Modulo 13

Equipamentos Hidráulicos Sanitários

Iniciamos a aula do dia 03 12 11 assistimos a um vídeo de natal depois ouvimos todos os alunos falando como foi o ano, e tudo que aconteceu com dada um, senti muita forçar para lutar depois que ouvi a tutora Suely, ela foi uma pessoa de muita garra e por isso venceu todos os obstáculos em sua vida todos desejarão um feliz fim de ano a todos
Tivemos uma palestra com o palestrante Bastos ele é agente penitenciário do presídio de Navirai.
O palestrante esclareceu sobre o direito dos presos eles são amparados e têm direitos, os presos a saúde assistência material, jurídica, educacional, social, e religiosa
O palestrante falou sobre os três regimes aberto fechados, semi aberto
Assistimos a um vídeo que os presos têm todo conforto, sua sala parece mais um quarto hotel, a maioria dos presos trabalhão pra diminuir sua pena.
Neste modulo 13 estudamos equipamentos hidráulicos e sanitários, na unidade 1 a água doce e água salgada este modulo trousse conhecimentos maravilhosos e nos fez entender um pouco dos equipamentos hidráulicos e sanitários  
Obrigada senhor por mais um dia



Estudante: Eolinda B. Freire Martins
Infraestrutura

sábado, 5 de novembro de 2011

Módulo 12 - HIGIENE E SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Higiene e segurança nas escolas

No dia 05/11/2011 foi iniciada a aula com uma oração do pai nosso. E em seguida foi iniciada o módulo 12 com atividade física com o professor de educação física Evaristo, foi feito alongamento e depois atividades com todos os alunos do pró-funcionários.
Assistimos vídeos. Esses vídeos tiveram como objetivo nos mostrar e nos ensinar várias coisas sobre higiene e segurança no nosso local de trabalho.
Dia 19/11 assistimos a uma palestra com a palestrante técnica de segurança do trabalho Edileusa Bastos, ela explicou sobre os direitos dos funcionários e quais as obrigações e também nos mostrou equipamentos de segurança e como evitar contaminações.
Depois reunimos todos com a tutora Lilian para realizarmos um trabalho da PPS, sobre o tema LDB.
Esse módulo tem como objetivo levar aos funcionários a refletirem sobre a higiene e a segurança na escola e sobre o seu papel como educador.
Terminamos o módulo com muito esforço, pois foi muito gratificante para todos nós.

Rosilda

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Módulo: 11 - Meio Ambiente, Sociedade e Educação

Escola:Presidente Médice

Data: 07/03/2012
TEMA:Meio Ambiente Sociedade e Educação



RELATÓRIO



Esse módulo,foi iniciado com o estudo sobre matéria e energia ,nele estudamos que matéria é basicamente massa,e massa é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço . A matéria possui três estados físicos que são: sólido, líquido e gasoso. Em seguida estudamos o meio ambiente que está definido por conjunto de condições, leis influencias e interações de ordem física, química e biológicas é também espaço onde se desenvolvem as atividades humanas, a vida dos animais e vegetais, nele está contido e também, o clima e a temperatura que são características  do meio ambiente .
Vimos também sobre impacto ambiental, e que o maior causador desses impactos é o homem, isso ocorre por exemplo, quando se vai construir uma fábrica,uma indústria, etc...,além da transformação no ambiente a ser construído tem também a fumaça ,a queima do carvão e combustíveis fósseis que alto teor de poluição,esses gases acumulam lá em cima  causando a destruição da camada de ozônio elemento importante para nossa proteção contra os raios ultravioletas.
O meio ambiente possui riquezas que são essêciais para nossas vidas, mas devemos aprender usá-los .A energia por exemplo ela vem da natureza e o sol é a  maior fonte de energia ,mas ainda é pouco utilizado, o mais utilizado é o das hidrelétricas,que ao serem construídas causam danos a natureza  ,possui várias outras utilizadas como: as termelétricas , as termonucleares, a eólica.O  que precisamos urgente é usar fontes de energia alternativas, reduzir a produção de lixo, reciclar o máximo possível , ou seja, buscar o desenvolvimento sustentável .Nosso país é um dos campeões de desperdício de água  e para que isso se resolva  precisamos ter atitudes, conversando,concientisando no ambiente escolar, pois acho que esse é o ambiente onde a educação acontece e se cada um fizer a sua parte  com certeza vamos conseguir atingir nossos objetivos com relação ao meio ambiente.
Assistimos inclusive a um vídeo com o tema ´´Dê  quem é a responsabilidade`` ,onde infelizmente as pessoas sempre jogam a responsabilidade para os outros ,mas se unirmos as forças e cada um fizer a sua parte tudo funciona .



Nome: Maria Aparecida de Barros Lobo Rossi

sábado, 24 de setembro de 2011

Módulo10 - Teorias do Espaço

Presidente Médici
24/09/2011



Teorias do Espaço

Construção:

Nesta aula, foi estudado as primeira construções, onde podemos observar no vídeo que as primeiras construções vieram do século passado onde já existia a engenharia feita por alguns imperadores.
Conhecemos através do vídeo a vida de Nero o filho adotivo do imperador de Roma, que após a morte de seu pai assumiu seu lugar como novo imperador.Nero tinha um sonho de construir seu palácio para morar.E muito ambicioso colocou fogo nas casas das pessoas pobres que ali viviam e sem nenhuma piedade ocupou os espaços e construiu seu palácio que tanto queria, mas não foi feliz acabou morto pelos outros poderosos.
Vimos também algumas responsabilidades que os profissionais têm que obter na hora de construir uma escola.
Dentre elas são: Que o arquiteto tenha uma arquitetura bem planejada com espaços adequados para as atividades humanas. Que reconheça e aceite a participação das pessoas que fazem parte da escola.
Que o arquiteto e engenharia analisem bem a planta da construção de uma escola para não haver problemas no prédio.

Pro funcionário   



Estudante: Aparecida Maria Neto

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

REFLEXÃO FINAL DO BLOCO I



O Profuncionário é um programa que visa a formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola.  A formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e , portanto, para a carreira.
Enfim, encerrou-se o bloco I com grande vitória, pois estudamos os nove módulos tivemos palestras maravilhosas onde muitas dúvidas foram sanada.
No início do curso achei que seria, Curso Técnico de Nível Médio com as grades curricular do ensino médio, mas não era é mais completa para nos cursista é um curso profissionalizante.
A nossa tutora continuou e desenvolveu um trabalho maravilhoso. Dúvidas todos nós temos, mas fazendo a tarefa, pesquisando, fazendo entrevista, isso foi superado. Os módulos trazem conteúdos muito bons e foi bem explicado pela nossa tutora. Muita aventura brincadeira, festa amigos.
É gratificante fazer o Curso Profuncionário, pois estamos nós atualizando adquirindo novos conhecimentos que irá ajudar mo dia-a-dia do nosso trabalho, já notei que houve mudança em mim e em cada um dos cursistas. Estou procurando observar melhor o local de trabalho.
Durante todo o curso foram-nos oferecidos subsídios para participarmos dos eventos, das aulas, das práticas, com um único objetivo: nossa melhoria na qualificação profissional a fim de melhorar nosso desempenho nas tarefas educativas.
Enfim, tornamo-nos pessoas melhores, profissionais mais competentes e como conseqüência, nosso ambiente de trabalho tornou-se mais significativo e acolhedor.
Acreditamos que este curso retrata, fielmente, o quanto evoluímos e quanto podemos contribuir para o desenvolvimento educacional.


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".

sábado, 27 de agosto de 2011

MÓDULO 9 DIREITO ADMINISTRATIVO E DO TRABALHO.

Nesse módulo, tratamos de forma mais aprofundada de questões referentes ao direito administrativo e do trabalho, conteúdos fundamentalmente necessários não somente para todos os funcionários da escola, como também para todo cidadão.
De início fizemos uma breve reflexão, trabalhando após sobre cada um de nós, o que somos e o que pretendemos ser.
Nossa tutora nos fez usar a memória com o jogo Sudoku.
Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica. Apesar de ser bastante simples, é divertido e viciante. Basta completar cada linha, coluna e quadrado 3x3 com números de 1 a 9. Não há nenhum tipo de matemática envolvida.
6
3
4
7
8
1
2
9
5
7
1
5
4
9
2
6
8
3
2
8
9
3
5
6
4
7
1
8
6
1
9
2
7
5
3
4
3
9
2
8
4
5
7
1
6
5
4
7
1
6
3
9
2
8
1
7
6
2
3
4
8
5
9
9
5
3
6
7
8
1
4
2
4
2
8
5
1
9
3
6
7

O módulo 9 foi enriquecedor. Tivemos uma palestra muito interessante com a  advogada Vanessa de Lima Campos, que nos esclareceu diversas questões sobre o direito administrativo e do trabalho, dando destaque ao servidor público, que nos era de interesse maior. A advogada contextualizou as normas jurídicas e nos orientou sobre as distinções destas e de outras normas sociais. Mencionou ainda as fontes de Direito e aspectos de sua historicidade.
Transmitiu-nos conteúdos importantes, tais como: o Direito Administrativo, o Trabalhista e o Constitucional, sendo este último a garantia de todos os outros. Considero-os fundamentais para nossa formação profissional, pois, enquanto profissionais da educação, é essencial termos conhecimentos jurídicos, afinal, participaremos efetivamente da sociedade se, e somente se, soubermos quais são os nossos direitos e até onde eles chegam.
Foi explanado, durante tal palestra sobre a Cidadania: Direitos e Deveres do Cidadão, como a escola pode contribuir com a cidadania.
Foram relatados os conceitos fundamentais do direito, como: o direito e as normas sociais; a norma jurídica; as fontes do Direito; as vertentes do Direito; além das questões ideológicas nele implícitas. Outros fatores importantes desta palestra referem-se ao Direito relacionado às questões trabalhistas, às necessidades humanas, às formas de produção e às formas de propagação do consumo. Refletimos sobre as maneiras de alienação do proletariado, frequentemente os menos favorecidos, em torno da produção da necessidade do consumo e de que forma tenta-se, por meio da Constituição Federal, trazer a dignidade e a cidadania para o trabalhador brasileiro.
Contudo, finalizo esse memorial firmando, mais uma vez, que o módulo foi realmente enriquecedor. Aprendi muito e tenho certeza de que minha atuação como profissional da educação, a partir de então, será baseada em um novo olhar, mais atento para as questões jurídicas que envolvem meu cotidiano.


Publicado por: Creuza Gonçalves Barroso.

MÓDULO 9


 Direito Administrativo e do trabalho.


O módulo 9 teve ínicio no dia 23 de maio  com uma palestra com o conselheiro Josué Alves da Fonseca,sobre o trabalho do Conselho Tutelar na sociedade,essa palestra foi realizada no cinema (Cine Oriente).Através dessa palestra ficamos sabendo que o Conselho Tutelar tem a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e contribuir para mudanças profundas no atendimento á infância e adolescência.
Assistimos a vários vídeos que me fez refletir um pouco sobre o nosso dia-a-dia.
"A janela suja" nos mostra que as vezes nos preocupamos com a vida dos outros,sem perceber que a nossa esta passando despercebida.
"As crianças seguem os exemplos dos adultos."Esse vídeo,nos faz a seguinte pergunta:Será que estamos agindo da melhor maneira?pois as nossas atitudes podem influenciar as nossas crianças,está em nossas mãos a educação que queremos dar as nossas crianças,pois eles serão o nosso reflexo.
O vídeo que mais me chamou atenção foi:"Os pais que levam os filhos á igreja,não vão búsca-los na cadeia."O tema desse vídeo é forte e já diz tudo.No livro de Provérbios diz o seguinte:Ensinai a criança no caminho que deve andar,mesmo que ela envelheça,não se desviará dele.
Vimos também que no Brasil,ainda existem muito desrrespeitos,como as pessoas usarem as vagas nos estacionamentos das pessoa cadeirantes e idosas.O descasso dos salários dos professores,quase em todo país como a professora "Amanda Gurgel" relatou.
E não é somente isso,vimos muitos direitos dos cidadãos que está na Constituição mas não são cumpridos.
Quando será que entrará em vigor que toda lei deverá ser cumprida?



Solange da Silva
Infraestrutura

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Reflexão da música "O caderno"


ANEXOS O Caderno

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...

Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
E acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...

Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...

O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...

Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer...(2x)


Postado por: Creuza Gonçalves Barroso

domingo, 17 de julho de 2011

Módulo 08 - Produção Textual na Educação Escolar.

Reflexão do módulo 8

O módulo 8 foi um pouco difícil, aprendemos como fazer um requerimento, um circular, uma ata, e vi o quanto esse são importantes.
Em sala de aula fizemos cartazes sobre a importância de cuidarmos de nossas crianças , vimos também a importância dos direitos e deveres do cidadão . Fizemos uma dinâmica sobra carências e competências, a mão direita foram as competências e a mão esquerda foram as carências. E também assistimos um vídeo que nos mostrava os erros de português e aprendemos muito.

Maria Alves dos Santos
Alimentação 

sábado, 16 de julho de 2011

MÓDULO 8 PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Este memorial refere-se ao oitavo módulo estudado do curso técnico de formação para os funcionários da educação (Profuncionário), cujo tema em questão foi “Produção Textual na Educação Escolar”, parte integrante da área de formação técnica.
Em linhas gerais, pode-se dizer que o referido módulo proporcionou ler, compreender e produzir diversos textos e documentos do cotidiano escolar com mais autonomia e em diferentes linguagens. Estudamos maneiras de desenvolver uma leitura mais crítica, o que considero muito enriquecedor.
Um aspecto importante a ressaltar é a questão da coesão e coerência dos textos, especialmente aqueles que vamos elaborar. É preciso que as frases e os parágrafos estejam conexos, aumentando o grau de compreensão do leitor.
Estudamos o texto como uma forma de registro das experiências pessoais. Se hoje, temos tantas informações dos povos antigos e das primeiras civilizações, devemos isso aos textos e / ou aos diferentes tipos de linguagens, como os desenhos, por exemplo, que ficaram “gravados”, registrando uma memória.
Neste módulo trabalhamos a música “O Caderno”, com o Padre Fábio de Mello, sendo realizado um quebra-cabeça da mesma. Esta tarefa foi muito prazerosa de se trabalhar.
Fizemos ainda, uma atividade física com o Professor de Educação Física Leandro Caliza, foi muito bom a interação entre os estudantes nesta atividade.
Tivemos que exercitar nossa capacidade de criação na elaboração de propagandas, textos e poemas.
Enfim, posso relatar que o módulo oitavo, como um todo, foi de imensa importância, pois por meio dele, nós, funcionários (especialmente os que estão atuando nas secretarias das escolas), obtivemos uma soma de saberes à nossa prática diária.


Publicado por: Creuza Gonçalves Barroso.

sábado, 11 de junho de 2011

MÓDULO 7 INFORMÁTICA BÁSICA

O homem, ao longo de toda a história, utiliza sua inteligência, criatividade e curiosidade para descobrir, inventar, transformar e aperfeiçoar ferramentas, materiais e recursos, a fim de melhorar sua vida, proteger-se e garantir sua sobrevivência.
Uma das grandes invenções do período Neolítico foi a cerâmica, que permitiu a melhoria da qualidade da alimentação do homem primitivo. Também nesse período teve início a construção de casas de barro, junco ou madeira. No período final do Neolítico, a invenção do tear e a fundição de metais modificaram o cotidiano de nossas vidas.
O surgimento da escrita marcou o fim da Pré-História.
Uma seqüência de descobertas e invenções aconteceu na Idade Média, como a descoberta dos óculos, da prensa móvel, o aperfeiçoamento da tecnologia da pólvora e a invenção dos relógios mecânicos. Outros avanços importantes foram em instrumentos, como a bússola e o astrolábio.
A segunda fase da Revolução Industrial, as principais mudanças no processo produtivo foram a utilização de novas formas de energia – a elétrica e a derivada do petróleo.
Outra grande invenção do homem, em 1876 foi o telefone. No final do século XIX, como o telefone, surgiu o rádio, o automóvel a motor e o avião.
As criações do homem, a transformação da natureza e dos instrumentos de trabalho, foram modificando e facilitando a vida do homem, o que culminou em grandes mudanças sociais, ocasionadas pela descoberta da escrita e pelas revoluções agrária, industrial e tecnológica, até chegarmos na internet.


Publicado por: Creuza Gonçalves Barroso

sábado, 14 de maio de 2011

MÓDULO 6 GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR


A unidade busca refletir sobre a educação ou gestão da educação e da escola por meio da compreensão da estrutura escolar. Nesta busca, percebemos a discussão da gestão democrática como princípio nas lutas dos trabalhadores em educação na conquista do direito à educação para todos. União, Estados, Distrito Federal e municípios.
Essa unidade ressalta os processos de trabalho na escola, vinculado-os à construção da gestão democrática.
O objetivo de tudo isso é que o funcionário de escola possa compreender as diferentes concepções e abordagens da administração capitalista e a especificidade da gestão educacional, bem como aprender a identificar as relações entre a reforma do Estado Brasileiro e a gestão escolar. Deseja-se ainda, que o cursista, no exercício de seu fazer profissional trabalhe seu espaço de forma educativa.









Prefeitura Municipal de Naviraí
Conselho Tutelar

Rua Ceará, 203 - Naviraí - MS, 79950-000 (67) 3461-2225 ‎
Telefones: (067)3461-2225
MEMBROS:
Cléia Moreno Brandino                   Josué Alves da Fonseca
Nídia Dias Fernandes                       Roseli Moreira da S. de Carli
Sandra Helena da Silva Cançado

Palestra com o Conselheiro Josué no dia 23 de Maio de 2011
Local: Cinema

O que é o Conselho Tutelar?

ECA
 Art. 131 - “O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não-jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei”.

LEI N º 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990
Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

É um órgão público municipal, que tem sua origem na lei, integrando-se ao conjunto das instituições nacionais e subordinando-se ao ordenamento jurídico brasileiro.
Criado por Lei Municipal e efetivamente implantado, passa a integrar de forma definitiva o quadro das instituições municipais.
Desenvolve uma ação contínua e ininterrupta.
Sua ação não deve sofrer solução de continuidade, sob qualquer pretexto.
Uma vez criado e implantado, não desaparece; apenas renovam-se os seus membros.
Não depende de autorização de ninguém - nem do Prefeito, nem do Juiz - para o exercício das atribuições legais que lhe foram conferidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Em matéria técnica de sua competência, delibera e age, aplicando as medidas práticas pertinentes, sem interferência externa.
Exerce suas funções com independência, inclusive para denunciar e corrigir distorções existentes na própria administração municipal relativas ao atendimento às crianças e adolescentes.
Suas decisões só podem ser revistas pelo Juiz da Infância e da Juventude, a partir de requerimento daquele que se sentir prejudicado.


ATENÇÃO! Ser autônomo e independente não significa ser solto no mundo, desgarrado de tudo e de todos. Autonomia não pode significar uma ação arrogante, sem bom senso e sem limites. Os conselheiros tutelares devem desenvolver habilidades de relacionamento com as pessoas, organizações e comunidades. Devem agir com rigor no cumprimento de suas atribuições, mas também com equilíbrio e capacidade de articular esforços e ações.

ÓRGÃO NÃO-JURISDICIONAL

Não integra o Poder Judiciário. Exerce funções de caráter administrativo, vinculando-se ao Poder Executivo Municipal.
Não pode exercer o papel e as funções do Poder Judiciário, na apreciação e julgamento dos conflitos de interesse.
Não tem poder para fazer cumprir determinações legais ou punir quem as infrinja.

ATENÇÃO! Isto não significa ficar de braços cruzados diante dos fatos. O Conselho Tutelar pode e deve:

Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou do adolescente;

Fiscalizar as entidades de atendimento;

Iniciar os procedimentos de apuração de irregularidades em entidades de atendimento, através de representação;

Iniciar os procedimentos de apuração de infração administrativa às normas de proteção à criança e ao adolescente.

SERVIÇO PÚBLICO RELEVANTE

O exercício efetivo da função de conselheiro tutelar é caracterizado como serviço público relevante (ECA, art. 135).
Art. 135. O exercício efetivo da função de conselheiro constituirá serviço público relevante, estabelecerá presunção de idoneidade moral e assegurará prisão especial, em caso de crime comum, até o julgamento definitivo.
Assim, o conselheiro tutelar é mesmo um servidor público. Mas não um servidor público de carreira.
Ele pertence à categoria dos servidores públicos comissionados, com algumas diferenças fundamentais: tem mandato fixo de três anos, não ocupa cargo de confiança do prefeito, não está subordinado ao prefeito, não é um empregado da prefeitura. '
Para que os conselheiros tenham limites e regras claras no exercício de suas funções, duas providências são importantes: garantir na lei que cria o Conselho Tutelar, a exigência de edição de um regimento interno (regras de conduta) e explicitar as situações e os procedimentos para a perda de mandato do conselheiro de conduta irregular (por ação ou omissão).

O Conselho Tutelar também é:

·        Vinculado administrativamente (sem subordinação) à Prefeitura Municipal, o que ressalta a importância de uma relação ética e responsável com toda administração municipal e a necessidade de cooperação técnica com as secretarias, departamentos e programas da Prefeitura voltados para a criança e o adolescente.
·        Subordinado às diretrizes da política municipal de atendimento às crianças e adolescentes. Como agente público, o conselheiro tutelar tem a obrigação de respeitar e seguir com zelo as diretrizes emanadas da comunidade que o elegeu.
·        Controlado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, pela Justiça da Infância e da Juventude, Ministério Público, entidades civis que trabalham com a população infanto-juvenil e, principalmente, pelos cidadãos, que devem zelar pelo seu bom funcionamento e correta execução de suas atribuições legais.

Funções Legais

Quais as funções legais do Conselho Tutelar? Como os Conselheiros devem agir para cumpri-las? Para cumprir com eficácia sua missão social, o Conselho Tutelar, por meio dos conselheiros tutelares, deve executar com zelo as atribuições que lhe foram confiadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o que, na prática, resulta na faculdade de aplicar medidas em relação:
- às crianças e adolescentes;
- aos pais ou responsáveis;
- às entidades de atendimento;
- ao Poder Executivo;
- à autoridade judiciária;
- ao Ministério Público;
- às suas próprias decisões.

A faculdade de aplicar medidas deve ser compreendida e utilizada de acordo com as características e os limites da atuação do Conselho Tutelar.
O conselheiro tutelar deve:
·        Zelar pelo cumprimento de direitos
·        Garantir absoluta prioridade na efetivação de direitos
·        Orientar a construção da política municipal de atendimento

Veja abaixo as tarefas executadas pelo conselho tutelar e as atividades que não fazem parte de suas atribuições:

O QUE FAZ O CONSELHO TUTELAR:
·        Atende queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos.
·        Exerce as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos.
·        Aplica as medidas protetivas pertinentes a cada caso.
·        Faz requisições de serviços necessários à efetivação do atendimento adequado de cada caso.
·        Contribui para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.

O QUE O CONSELHO TUTELAR NÃO FAZ:
§         Não é uma entidade de atendimento direto (abrigo, internato etc.).
§         Não assiste diretamente às crianças, aos adolescentes e às suas famílias.
§         Não presta diretamente os serviços necessários à efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
§         Não substitui as funções dos programas de atendimento à criança e ao adolescente.


O dia-a-dia do Conselheiro Tutelar

O conselheiro tutelar, no cumprimento de suas atribuições legais, trabalha diretamente com pessoas que, na maioria das vezes, vão ao Conselho Tutelar ou recebem sua visita em situações de crises e dificuldades - histórias de vida complexas, confusas, diversificadas.
É vital, para a realização de um trabalho social eficaz (fazer mudanças concretas) e efetivo (garantir a consolidação dos resultados positivos), que o conselheiro tutelar saiba ouvir e compreender os casos (situações individuais específicas) que chegam ao Conselho Tutelar.
Saber ouvir, compreender e discernir são habilidades imprescindíveis para o trabalho de receber, estudar, encaminhar e acompanhar casos.
Cada caso é um caso e tem direito a um atendimento personalizado, que leve em conta suas particularidades e procure encaminhar soluções adequadas às suas reais necessidades.
Vale sempre a pena destacar: o Conselho Tutelar, assim como o Juiz, aplica medidas aos casos que atende, mas não executa essas medidas. As medidas de proteção aplicadas pelo Conselho Tutelar são para que outros (poder público, famílias, sociedade) as executem. O atendimento do Conselho é de primeira linha, tem o sentido de garantir e promover direitos.
Para dar conta desse trabalho, que é a rotina diária de um Conselho Tutelar, o conselheiro precisa conhecer e saber aplicar uma metodologia de atendimento social de casos.
Para melhor compreensão da metodologia de atendimento social de casos, suas principais etapas serão detalhadas a seguir, com ênfase na postura que o conselheiro tutelar deve assumir no processo de atendimento.

Denúncia

O Conselho Tutelar começa a agir sempre que os direitos de crianças e adolescentes forem ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais, responsável ou em razão de sua própria conduta.
Na maioria dos casos, o Conselho Tutelar vai ser provocado, chamado a agir, por meio de uma denúncia. Outras vezes, o Conselho, sintonizado com os problemas da comunidade onde atua, vai se antecipar à denúncia - o que faz uma enorme diferença para as crianças e adolescentes.



VOCÊ SABIA



O Conselho Tutelar pode, conforme a gravidade do caso que está sendo atendido, aplicar uma MEDIDA EMERGENCIAL , para o rápido equacionamento dos problemas encontrados. É uma forma de fazer cessar de imediato uma situação de ameaça ou violação de direitos de crianças e adolescentes.
Como, normalmente, a medida emergencial não soluciona o caso em toda sua complexidade e extensão, o atendimento social prossegue com o estudo mais detalhado do caso e a aplicação das demais medidas protetivas pertinentes.

 Publicado por: Creuza Gonçalves Barroso
Curso Técnico em Secretaria Escolar.



 _________________________________________________________________________________________________________________________________

30/04 14/05 2011
Gestão Da Educação Escolar

Iniciaremos a aula com uma oração do Pai Nosso, e em seguida iniciemos o módulo Seis, que nos fala da gestão escolar.
Teve a dinâmica dos jogos de estratégia feita para testar nosso raciocínio.
Dividimos em dois grupos para estudar o segundo capítulo do módulo.
Assistimos a um vídeo emocionante sobre o dia das mães.
Assistimos a um vídeo para dizer que a gente é insubstituível.
Para estudarmos o modulo a professora elaborou um jogo de passa e repassa, o grupo que respondesse mais perguntas ganhava pontos.
Foi muito bom e proveitoso, pois aprendi varias coisas.
A unidade buscou, sobre a educação ou gestão da educação e da escola por meio da estrutura escolar.
O objetivo de tudo isso é que o funcionário da escola possa compreender as diferenças da administração capitalista.


Estudante: ROZILDA CORDEIRO CAVALCANTE
Infraestrutura